quinta-feira, 13 de maio de 2010

Você já sorriu hoje?




Tantas coisas podem ser mudadas por um sorriso. Você já parou pra pensar nisso?
Uma pessoa que já chegam em algum lugar, seja na escola, no trabalho ou na casa de alguém, sorrindo traz consigo uma energia muito boa, que na hora ilumina quem estiver presente. O começo de um dia pode ser bem melhor com a alegria que brota num simples sorrir. Pode ser que o dia não esteja bom, que você esteja sofrendo, que os problemas estejam realmente grandes. E com isso vem o mau-humor, a raiva, o jeito rabugento de ser.
Mas, as outras pessoas também podem ter seus problemas, seus sofrimentos e suas complicações. E assim como você elas tem o direito de estarem com a cara fechada, rabugentas. Imagine só então, se todas as pessoas resolverem externar os seus problemas pessoais e agirem de acordo com as partes ruins da sua vida? Todo mundo viveria amargo, ranzinza, triste e com um semblante tenebroso. O dia-a-dia se tornaria insuportável. O mundo seria um lugar bem mais difícil para se viver.
Mas nada disso precisa acontecer. Não adianta ficar se lamentando, vivendo o sofrimento, querendo que as pessoas tenham piedade de você. Como uma criança que cai e se machuca, mas ninguém vê, e fica ali sentindo pena de si mesma. O importante é entender que nem sempre somos aquilo que transparecemos ser, mas, se tentarmos mostrar as nossas partes boas, tentarmos ser felizes, nos satisfazer com coisas pequenas, talvez o nosso interior também seja tomado só por esses sentimentos melhores, e nos tornemos seres humanos melhores. Não digo para sermos falsos, escondermos nossos defeitos, escondermos quem somos. Isso é falsidade. O que eu proponho é otimismo, ânimo, vontade de mudar.
Eu já fiz o meu teste, hoje mesmo. Acordei com um sorrisão, sem precisar de um grande motivo pa isso, e minha mãe já ficou toda feliz. Espere, eu tenho um grande motivo, na verdade já falei dois. Eu estou viva e eu tenho uma mãe, também tenho um pai, uma casa, uma família, amigos... Já não são motivos suficientes? Distribui sorrisos hoje por onde passei, para quem conhecia e para quem não conhecia também. Muitos se assustaram, outros fingiram que não me viram, mas eu vi que alguns me sorriram de volta. Um simples gesto, mas que pode fazer toda a diferença. Enche o coração de alguém, traz carinho, traz paz. E o melhor, não custa nada, e faz bem pra quem oferta e pra quem recebe.
Em muitos momentos de raiva, um sorriso apazigua. Na tristeza, traz um pouco de felicidade. Na escuridão, uma brechinha de luz aparece. Nos dias nublados, ele pode ser um sol particular. E nos momentos alegres, traz mais alegria.
Sorria, sem motivo, sem razão, apenas pelo prazer da ação, pra ver a reação do outro. Eu já fiz o meu teste, que a partir de hoje será uma constante pra mim. Tente fazer o seu também. Seja a mudança de alguém. Seja também um pequenino sol. Já sorriu pra alguém hoje? Ainda dá tempo.

Yara Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário