domingo, 9 de maio de 2010

Adeus 17


Amanhã é meu aniversário, 18 anos. Hoje, portanto, é meu último dia com 17 anos, último dia antes da maioridade. Tá certo que não vai mudar nada na minha vida, a não ser pelo fato de que poderei ser presa, comprar bebidas alcoolicas e cigarro, o que significa que na verdade, tudo vai continuar do mesmo jeito.
Apesar disso, comecei a pensar no que aconteceu comigo de um ano pra cá. De fato, muitas mudanças, provações e dificuldades. Mas vivi muitas coisas boas, que me ajudaram a crescer, a ser um pouquinho melhor. Completei 17 anos longe de casa, estudando pra prestar o vestibular no fim do ano. Um momento muito complicado pra mim, sentia saudades da minha cidade, dos meus pais, irmãos, amigos... Além de tudo, havia a pressão pra ser aprovada em alguma faculdade federal, e isso estava tirando a minha paz. Como sempre, apareceram coisas e pessoas maravilhosas que fizeram tudo valer muito a pena. Fiz amizades incríveis, que me ajudaram a superar a solidão e o medo. Uma se tornou uma de minhas melhores amigas, me ajudou nos momentos em que eu mais precisei, me ajudava quando estava toda enrolada, estudava comigo, me ensinou a andar em Vitória, me levou pro hospital quando eu fiquei doente e me ajudou a fazer minha mudança. Nem sei o que teria sido de mim sem ela me apoiando, e hoje já não sei me ver sem ela. Tive professores que mudaram muito minha visão de ver as coisas, tentaram ser como os pais em sua ausência. E pra minha imensa sorte, tinha um namorado-anjo, que me socorria quase todos os dias, e foi o responsável por manter minha sanidade mental em meio a tantas loucuras.
Morar sozinha. Foi um passo e tanto pra mim. Aprendi a me virar, a ser responsável por mim, pelas minhas ações. Percebi que a comida não aparece no armário se você não vai ao supermercado, que as unhas quebram quando lavamos calças jeans sem máquina e que se a fome chegar, a mamãe não chegara junto trazendo uma comida, ou seja, faça sua comida porque ninguém fará pra você. Essa é a coisa principal: ninguém faz as suas coisas por você. Fazer faxina, pagar as contas, chamar um eletricista se o chuveiro queimar... São coisas simples, mas com as quais eu nçao tinha que me preocupar até aquele momento. E foi maravilhoso, comecei a dar valor a coisas que antes eu mal percebia que existiam.
Tudo isso teve um final hiper fantástico. Voltei pra Teixeira nas férias, esperando os resultados do vestibular, super nervosa, ansiosa, nem conseguia dormir direito. FInalmente minha agonia chegou ao fim gloriosamente, graças a Deus consegui ser aprovada em 4 federais. Parecia um sonho, eu ia poder escolher pra onde ir. Fiquei um mês em Niterói estudando na UFF, aprendi coisa demais, tive experiências incríveis, conheci muitas pessoas legais. Mas, voltei pra minha cidade, decidi esperar aqui o segundo semestre da UFRJ, meu verdadeiro sonho.
Aqui estou agora, decansando e aproveitando minhas férias prolongadas. Lendo muito, assintindo filmes e seriados mais ainda. E claro, comprando esmaltes a melhorando meus dotes de manicure, haha! As pessoas tem sido tudo pra mim, nem tenho como agradecer.
Hoje é meu último dia de uma idade que foi maravilhosa e deixará muitas lembranças. Além disso,é dia das mães,e tive o privilégio de ter minha mãezinha perto de mim, e meu pai também, juntos. Passei um tempo com minhas irmãs e minha sobrinha, ri como não ria há muito tempo. Tivemos até um aventura secreta e como sempre, cantamos muito, desenterrando umas músicas do baú. Foi perfeito, como sempre que estamos juntas.
Uma nova etapa vai começar na minha vida, não só com a chegada dos meus 18 anos, mas com a chegada da faculdade, a mudança de novo, várias outras descobertas. Só tenho que agradecer a Deus por tantas oportunidades, momentos e pessoas maravilhosas que fizeram e fazem parte de tudo o que eu vivi. Família, amigos, casa, faculdade, futuro... Tenho tudo e mais do que eu pedi. Vou sentir muitas saudades das pessoas que estão longe de mim, das coisas que infelizmente tiveram que chegar ao fim. Mas é uma falta boa, com alegria no coração, com esperança de restituição. E estou ansiosa pra tudo o que ainda está por vir. Maioridade, seja muito bem-vinda.

Yara Lopes

Um comentário:

  1. PARABÉNS!! YARA :D
    ounnnn, esqueceu também que vai poder entrar na seção p0rn das locadoras, huahuahuahua! (brincadeira :X)
    Felicidades!! Kissu.

    ResponderExcluir