terça-feira, 29 de março de 2011

Pessoas especiais


Como as pessoas se tornam tão especiais na nossa vida? Às vezes eu fico pensando em como é possível existir tanto amor, tanto carinho, tanta vontade de estar perto. O fato é que somos seres passionais, levados pelos sentimentos, movidos pelo contato com outros seres tão passionais quanto, e por mais racionais que possamos tentar ser, por mais lógica que tentemos usar, por mais descobertas científicas que possamos alcançar, no fundo o que realmente importa é o que se sente.

Hoje é aniversário de uma das pessoas mais especiais na minha vida, e por infortúnio do destino, estamos com mais de 1000 km de distância. Mas isso é apenas a distância física, porque eu sei que nossos corações podem ficar perto um do outro, toda vez que fecho os meus olhos e penso com muita força, quando a gente se sintoniza, as minhas lembranças me fazem quase pensar que ela está aqui do meu lado. Ela me fazia mamadeira quando era só um bebê, me dava banho e me colocava pra dormir, cuidava tanto de mim que cheguei a chamá-la de mãe. Ao longo dos anos, mesmo que eu já soubesse andar e comer sozinha, ela nunca deixou de me dar atenção e amor, de me ensinar as coisas e de se preocupar comigo. Muito mais que uma irmã, uma união não só de fraternidade, de amizade, de maternidade, de cumplicidade que vai ser eterna.

Estar longe das pessoas que te marcam fazem pensar o quanto somos vulneráveis e dependentes, o quanto precisamos das pessoas, de cuidado, de afeto. A verdade é que não precisamos de muita coisa pra amar, pra deixar uma pessoa entrar na nossa vida. Parece que é tão complicado, mas na verdade é muito simples. É questão de um abraço num momento inesperado, uma mensagem desejando um bom dia, um recadinho em cima do travesseiro, um cobertor no meio da noite pra você não sentir frio, um almoço surpresa, a doação de uma hora dentre as 24 que temos no dia pra ouvir o outro, é um sorriso.

Quantas vezes nos encontramos tristes ou com um humor terrível, e pensamos que tudo o que mais queríamos era um colo, um cafuné, alguém que nos desse um abraço e nos desse sua presença simplesmente, que nos dissesse que estaria ali e que tudo ficaria bem? Mas não só de receber o mundo é feito. Quantas vezes nós fomos esse colo tão necessário pra alguém? O amor pode fluir de forma tão fácil, mas o egoísmo impede que isso aconteça por nos fazer esquecer que também precisamos cuidar e não só ser cuidados, precisamos cativar e cultivar, e não só ser cativados e cultivados.

Se tentássemos com mais afinco sermos especiais pras pessoas, com merecimento, o mundo poderia ser muito mais bonito, muito mais leve. Alguém cuidou de mim por muito tempo, acordou cedo pra fazer meu café da manhã, me consolou quando estava triste e pensou primeiro em mim do que nela mesma. Eu quero passar esse amor de volta, e ser essa pessoa pra alguém que também precise de mim. Um pouco te atenção e carinho, é só o que o mundo pede. Se doe um pouco. Se permita receber.

PS: Te amo, irmã

Yara Lopes

6 comentários:

  1. considerei esse texto dedicado pra mim tbm, sem mais <3

    ResponderExcluir
  2. Que lindo isso. Imagino como vc, tao ligada à elas, deve estar agora. Mas acho que eles sentem que de alguma forma o que a gente faz hj, todos os nossos sacrifícios significam um retorno a tudo o que já fizeram por nós. A maneira que encontramos de fazê-los se sentirem orgulhosos da gente. Tomara que aquela trilouca passe por muuuuitos outros 30 de março. PS: como sempre, eu nunca gosto dos seus textos. Miss yooooou.

    ;*****, Lanna

    ResponderExcluir
  3. sabia que eu conseguir me identificar como anonimo dinovo. ¬¬'

    Foi a ultima vez, I promisse. :D

    ResponderExcluir
  4. Ah, amiga, você é uma fofa mesmo. É complicado, mas a gente consegue passar por essas coisas. Morro de saudades suas também

    te amo

    ResponderExcluir